O cuidado com os olhos deve começar desde cedo e é por isso que quando uma criança nasce, na triagem neonatal, ela passa pelo famoso teste do olhinho. Neste teste, é possível verificar se a criança nasceu com algum problema de visão, como por exemplo: retinopatia, catarata congênita, glaucoma ou traumas de parto. 

Nos primeiros anos de vida já acontece a adaptação do sistema ocular, sendo assim é possível acompanhar, com um oftalmologista, se há caso de estrabismo, por exemplo, e revertê-lo com o uso de um tampão em um dos olhos para forçar o outro olho à adaptação.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam problemas visuais, dentre todos, a miopia é o mais comum. Isso significa que a cada quatro crianças, uma possui algum problema de visão e, em grande parte dos casos, os pais demoram a detectar. 

O problemas de visão podem prejudicar o rendimento e aprendizagem da criança na escola entre outras coisas. A melhor forma de descobri-los é levando seu filho com regularidade ao oftalmologista. Mas, além desse cuidado, você pode notar e prestar atenção em alguns sinais. 

Acompanhe neste post algumas dicas de como perceber os sinais de que seu filho precisa de um oftalmologista:

1- Coça os olhos constantemente:

A coceira nos olhos pode indicar uma alergia no glóbulo ocular, esta alergia pode ser tratada com medicamentos receitadas pelo médico oftalmologista.

2- Inclina a cabeça quando lê textos mais extensos:

A inclinação da cabeça para ler textos extensos pode indicar astigmatismo, que é compensado quando inclina-se a cabeça, tornando as letras mais nítidas. 

3- Serrilhar os olhos:

Caso seu filho tenha o costume de “serrilhar” os olhos e busca sempre se aproximar de objetos ou textos para ler, pode ser que esteja apresentando um quadro de miopia, quando existe a dificuldade para enxergar de longe, tornando os objetos “borrados”.

4 – Reclama de dor de cabeça:

Os problemas nos olhos podem causar dores, entre elas as dores de cabeça. Quando seu filho passa a reclamar dessas dores, é importante levá-lo à uma consulta com um oftalmologista. 

5 – Escreve com letras tortas e grandes:

Se seu filho escreve com letras tortas e muito grandes para a idade, é um forte indício de que sua visão esteja comprometida com algum problema. 

6 – Fica muito próximo aos aparelhos eletrônicos para ver:

Se o seu filho fica muito próximo da TV, do computador ou do tablet para conseguir enxergar, este pode ser um sinal de que é necessário levá-lo à uma visita ao oftalmologista. 

As crianças podem ter problemas refrativos como miopia, hipermetropia e astigmatismo, como também problemas como estrabismo: olhos desviados (ou cruzados); ambliopia: olho preguiçoso ou a ptose: queda da pálpebra superior, que podem alterar a vida escolar dos pequenos. Infelizmente, a maioria das crianças com problemas visuais não apresenta sintomas, por isso somente um check up oftalmológico pode detectar se ele enxerga bem. 

Esse é sempre o melhor caminho. Cuide com carinho da saúde visual de seus filhos!