A pandemia do novo coronavírus mudou os hábitos e a rotina de muitas pessoas. Seja modificando a forma de trabalho, a forma de se relacionar com amigos, de limpar a casa. Enfim, muitas coisas mudaram. E uma dessas mudanças é a forma como devemos lidar com óculos e jóias. Os cuidados com esses objetos precisam ser redobrados. Para quem usa lentes de contato, a sugestão é evitar o uso, se possível substitua pelos óculos, pois as lentes fazem com que a pessoa leve mais vezes as mãos aos olhos. Neste caso, os óculos podem funcionar como uma barreira.

Se você não pode evitar usar as lentes, lembre-se de tomar alguns cuidados. No momento de colocar ou retirar as lentes, tenha certeza que seu rosto e suas mãos estão limpas. Caso você use óculos, é importante limpar eles várias vezes por dia, porque assim como nossas mãos, os óculos também podem entram em contato com gotículas no ar no elevador, no transporte público ou até mesmo no supermercado.

Para facilitar essa limpeza, você pode carregar lenços umedecidos próprios para limpeza do óculos. Ou se preferir, utilize água e sabão ou detergente neutro. Não jogue álcool diretamente na lente, pois isso pode estragar a lente.

Os óculos já se tornaram uma parte do nosso corpo, mas muitas vezes tiramos do nosso rosto e os colocamos em diversas superfícies. Esse ato também deve ser evitado, visto que essa superfície pode estar suja ou conter partículas respiratórias de outras pessoas. Outra mania que deve ser evitada, é a de levar as hastes do óculos em direção à boca, gesto que muitas vezes pode acontecer sem percebermos.

Cuidados de limpeza com acessórios

Já para quem gosta de usar diversos acessórios como brincos, jóias, pulseiras e relógios, a sugestão é diminuir ou evitar o uso. O motivo é que são tantos objetos para higienizar como, por exemplo, as mãos, o rosto, as compras do mercado, os sapatos, que muitas vezes deixamos passar objetos como brincos e anéis despercebidos, mas eles também estão expostos às gotículas e podem se tornar uma fonte de propagação.