É muito importante cuidar da saúde e visitar o médico regularmente. Mas você está aplicando isso também à saúde dos seus olhos? Afinal, eles também necessitam de cuidados preventivos. O médico oftalmologista é o profissional que diagnostica e recomenda tratamento para doenças relacionadas à visão e saúde dos olhos.

As visitas ao oftalmologista devem iniciar na infância e continuar durante a adolescência e a fase adulta. Essa consulta na infância, é ainda mais importante se a criança possui histórico familiar de problemas de visão. Dessa forma, mais cedo será possível diagnosticar e tratar erros refracionais, como miopia, estrabismo, hipermetropia e astigmatismo.

Durante a fase adulta, as visitas ao oftalmologista devem acontecer, no mínimo, uma vez ao ano para realizar exames de rotina. De acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Glaucoma, 36% dos brasileiros adultos nunca foram ao oftalmologista e 18% fizeram apenas uma consulta durante toda a vida.

Isso ocorre porque a pessoa somente procura o oftalmologista quando algum problema ocular é detectado. Contudo, essa prática pode ser perigosa, pois muitas doenças como o glaucoma são progressivas. Ou seja, vão piorando com o tempo. Quando o paciente recebe o tratamento pode ser tarde demais.

Funções do oftalmologista

Além de prescrever os óculos, o oftalmologista também é responsável por cuidar dos seus olhos, cílios e pálpebras. Com isso, ele é capaz de detectar e tratar diversos problemas desde alterações na córnea ou doenças que causam perda de visão. Até mesmo infecções, inflamações e alergias.

A miopia, a hipermetropia e o astigmatismo são problemas que podem agravar, se não tratados. Um dos grandes motivos das visitas ao oftalmologista é a dificuldade de enxergar. Alguns dos sintomas são as dores de cabeça frequentes, a visão embaçada e dificuldade de leitura.

A perda de visão também pode ser influenciada por outras doenças. Pessoas diabéticas ou hipertensas, por exemplo, devem visitar o oftalmologista regularmente, pois essas doenças podem causar danos como catarata e glaucoma. A consulta ajuda, também, a detectar doenças hereditárias como ceratocone, catarata ou glaucoma.

Você também deve estar atento ao desconforto nos olhos, como a coceira, irritação, vermelhidão, ardência ou dor. A região dos olhos é muito sensível e partículas estranhas podem causar desconforto e machucar os olhos, como a poeira. Além disso, a coceira pode ser um indicativo de conjuntivite, pois ela provoca irritação e até uveíte, um tipo de inflamação intraocular.

Reconhecer a importância das visitas periódicas ao oftalmologista é essencial para o cuidado da sua visão. Principalmente com o avançar da idade. Não espere até seus olhos indicarem algum problema ou desconforto para marcar uma consulta. Somente a prevenção pode evitar problemas futuros.