Desde sempre ficamos encantadas com a ideia de que os diamantes são a melhor opção de presente. Mas, atualmente, vemos muitos acessórios lindos de zircônia. Você sabe a diferença dessas duas pedras? Acompanhe este post e fique por dentro de tudo!
Entenda o que é a Zircônia
Ao que diz respeito a joalheria, a zircônia é produzida em laboratório por um sistema cúbico (por isso, o nome dado é zircônia cúbica). É a pedra sintética que mais se assemelha ao diamante e sua criação é fruto da pedra preciosa natural. Sendo assim, sua densidade, formato, dureza e brilho são muito parecidos e sua variação de cores é imensa! Ela pode ser incolor, imitando perfeitamente o diamante, mas pode ter diversas outras cores, o que possibilita que imite, também, outras pedras preciosas.
Entenda o que é o Diamante
O diamante é uma pedra preciosa muito estimada, sua cor natural é amarelada e, por ser puro carbono, sua dureza e alta dispersão o fazem útil para outras funções além da jóia. Ele é o mais duro material encontrado na natureza e não pode ser riscado e nem quebrado por outro mineral.
Para estimar seu valor, a claridade da pedra (determinada pela quantidade de falhas presentes no cristal) é um dos fatores mais importantes para ser considerado. Quanto menos falhas presentes, mais raros os diamantes se tornam. A grande maioria dos diamantes possuem pequenos traços ou falhas visíveis ou invisíveis a olho nu.
A diferença de valor das duas pedras
A venda das duas pedras é feita por quilates, o diamante tem um custo mais elevado por ser uma pedra natural, encontrada e por passar por vários processos de lapidação. A zircônia cúbica também passa por processos de lapidação, porém o custo é mais baixo por ser uma pedra produzida em laboratório.
Cuidados necessários com o diamante e a zircônia
É necessário saber que todas as jóias necessitam de cuidados e limpeza. Apesar de ser o material mais resistente da natureza, o diamante também precisa de cuidados básicos para a sua durabilidade. Eles não possuem resistência quando forçados à superfícies rígidas e o contato com perfumes, produtos de beleza e oleosidade da pele pode torná-lo opaco com o tempo. É recomendado que o diamante seja mantido em local seco e protegido por um tecido macio.
Para manter a durabilidade da zircônia é necessário limpá-la com um pano seco, caso haja manchas na pedra, ela pode ser limpa com sabão neutro e água corrente. Esta pedra não perde tanto o brilho como o diamante, mas também deve-se estar atenta ao contato com os produtos de beleza.
Gostou das dicas? A zircônia e o diamante são duas pedras que brilham muito nas jóias!