O Quartz é classificado como o 2° mineral mais abundante da Terra e os relógios que possuem esse mineral estão presente em mais de 95% dos relógios disponíveis no mercado.

 

É bem provável que a maioria das pessoas já tenham ouvido esse termo uma vez na vida. E alguns até podem ter ouvido que ele possui uma relação com “a força que move os ponteiros”.

Antes de mais nada, você precisa entender que existem tipos diferentes de movimentos de relógio. Antes de entender qual a função desse mineral dentro dos relógios. Veja quais são eles:

 

  • Automáticos;
  • A corda manual;
  • Solares;
  • Atômicos;
  • Quartz.

 

Como funciona o Quartz dentro de um relógio?

 

Quartz (ou Quartzo, em Português) é um mineral encontrado em diversas partes do mundo. A princípio foi inicialmente usado em jóias e adornos com foco em finalidades visuais.

Então na década de 1970, descobriu-se que ele poderia ser usado como balizamento de referência para o ajuste da frequência de um relógio. A precisão era de quase 100% e isso mudou a forma como eram vendidos os relógios.

Na época, os suíços eram referência, ainda assim seus relógios tinham atraso de 1 décimo de segundo por dia. Mas se comparados com os relógios que possuíam o mineral, o atraso era de somente 1 milésimo de segundo por dia. Fabricados pelos japoneses, também garantia-se uma mão de obra mais barata e um preço mais atrativo para as pessoas.

Todos os relógios que possuem Quartzo obrigatoriamente precisam de uma bateria que é carregada eletricamente, a partir daí a bateria fica responsável por energizar o mineral que então passa a emitir frequências que irão garantir a precisão do relógio. Essa propriedade singular, é chamada de piezoelétrica. O cristal dos relógios é cortado na forma de um garfo de diapasão, para vibrar exatas 32.768 vezes por segundo.

Se o relógio for analógico, o circuito divide a vibração a apenas um impulso por segundo. Esse impulso regula um pequeno motor que move as engrenagens dos ponteiros.

 

Outras vantagens

Esse tipo de relógio possui também uma baixa complexidade para reparos e uma manutenção simples.

O custo benefício atrelado ao baixo custo foi o principal atributo que fez com que os relógios Quartzo, produzido pelos japoneses, roubassem o mercado dos suíços. Na década de 70, mais de 90% das casas de relojoarias quebraram por conta do baixo custo do Relógio Japonês.