Escolha uma Página

Nossa História de 100 anos

 

Histórias e lembranças fazem parte do nosso cotidiano. Vindos de Buenos Aires, onde nasceu meu pai, Anselmo e Augusta, imigrantes italianos, chegaram a Caxias do Sul. Ele, descendente de família joalheira, iniciou a atividade com a abertura de uma empresa comercial sobre o tema, no ano de 1917. Vindo a falecer dez anos depois.

Dona Augusta, viúva com três filhos menores, continuou essa atividade, tendo adquirido em 1929 o imóvel com “casa velha de madeira” na Avenida Júlio de Castilhos, para onde transferiu então a empresa. Com os filhos, Vanda, Júlio e Eni, que auxiliavam nos negócios, Dona Augusta deu continuidade à empresa.

Por volta de 1942, Júlio, que fizera seu aprendizado de relojoeiro em Porto Alegre e já casado com Suzana, adquire com sua mãe e irmãs parte da empresa que passou a chamar-se Júlio Beretta. Obteve a “licença inicial” para o funcionamento da “Casa de Óptica”, expandindo assim, com a participação de Suzana, as atividades do comércio de joalheria, relojoaria e óptica.

Em setembro de 1947, os joalheiros e relojoeiros, Júlio, Ivo Reino Comandulli, Eraldo Bragatti, Antonio Beretta (tio de Júlio) e o técnico em óptica Ruy Travassos, unificaram o atendimento óptico, fundando a Óptica Caxiense Ltda, que se estabeleceu na Avenida Júlio de Castilhos, próximo à praça Rui Barbosa, hoje Dante Alighieri. Nesse período, com residência nos fundos e na parte superior da joalheria, agora em um prédio de alvenaria que substituiu a “velha casa de madeira”, Roberto, Valter e Juliana, começaram a fazer parte desta história.

Nasci em 1945, Em minha juventude, acompanhei o crescimento da comunidade caxiense, do centro da cidade, Estudei na Escola Normal Duque de Caxias, onde completei os cursos primário e secundário. Neste período, com o acompanhamento da diretora Dona Lígia Costamilan Rosa, participei da fundação da Banda Musical José Francisco Gama.

Demonstrei interesse nas atividades da empresa, como aprendiz de relojoeiro e, nos horários disponíveis, acompanhava Euclides Dana, relojoeiro, e Raimundo Pezzi, ourives, no subsolo da loja nos consertos e atividades das assistências.

Na sequência, para o curso científico, já transferido para o novo Colégio Cristóvão de Mendonça, como líder estudantil e presidente do grêmio, participei da primeira greve estudantil, que tinha como objetivo a possibilidade de passagem estudantil para locomoção dos estudantes.

Optando por trabalhar na empresa, ingressei na Faculdade de Economia, em frente ao Colégio Nossa Senhora do Carmo. Concluído o curso, casei com Beatriz em 1968.

É dezembro de 1969, ingressei como sócio de meu pai, passando a empresa a denominar-se Júlio Beretta e Filho Ltda.

Paralelamente, iniciei as atividades de subgerente e dediquei-me ao aprendizado dos conhecimentos necessários para a atividade de joalheria, tendo como um dos instrutores o senhor José Algarves, diamantário estabelecido em Porto Alegre.

Juntamente com os sócios Venâncio Manuel Assumpção, Sergio Antonio Girotto, ambos ourives, e minha mãe, em 1979, fundamos Beretta Indústria e Comércio de Joias Ltda, para dar suporte a peças em ouro ao nosso comércio.

Na ampliação da empresa, em 1984, expandimos o prédio. Assim, foi possível a complementação com a linha de presentes, com setor de bazar, com comércio de produtos de decoração e maior oferta de artigos importados em prataria, porcelanas e cristais.

Em 1986, com o crescimento de nossa cidade, partimos para a modernização dos prédios demolindo parte frontal do antigo imóvel para a construção do Condomínio Júlio Beretta. Agora iniciava-se a quarta geração da empresa com a participação dos nossos filhos. Leonardo formou-se em Administração na UFRGS/POA. Adriano, no curso Técnico em Óptica no SENAC/POA, superior de Optometria na ULBRA/Canoas e Administração com Ênfase em Marketing na FSG, Especialização em Gestão Empresarial na ESPM/POA e Júlio Beretta neto, curso Técnico em Óptica no SENAC/POA, após Optometria na ULBRA/Canoas, fazendo curso de Especialização em Madri.

Inicia-se nova fase de expansão da empresa com lojas no Shopping Iguatemi Caxias a partir de Novembro de 2010, no Shopping San Pelegrino, ampliando nossa atividade com a reabertura do atendimento óptico.

A caminhada foi proficua com a colaboração de nossos funcionários, não nomeados com  receio de esquecer alguns nomes. Mas tenham certeza de nossa gratidão.

Agradeço a família, meus filhos, que auxiliam nesta trajetória e contribuem com a história e o trabalho do passado e certamente o farão no futuro.

Aos nossos atuais e antigos fornecedores, muito obrigado pela atenção e confiança depositadas em nossa empresa.

Nossa atividade como empresa familiar sempre foi profissional conjugando confiança e seriedade na atuação.

Aos nossos clientes, agradeço o prestígio esperando que continuemos a merecer sua confiança e satisfação, fundamentos com os quais conseguimos chegar ao centenários de Beretta Joias, Relógios e Óptica.

Valter Beretta / 2017