Os óculos de sol adequados promovem cuidado aos olhos tanto no verão quanto no inverno. O principal objetivo deles é proteger os olhos dos raios UVA e UVB, que são prejudiciais à saúde ocular. 

Por ser um país tropical, o Brasil apresenta uma luminosidade intensa e com radiações solares até mesmo no inverno. Estudos apontam que a neve, por exemplo, reflete cerca de 85% dos raios UV nocivos para a visão, enquanto a areia da praia reflete apenas 15%, portanto, a temperatura baixa não significa que a saúde ocular possa ficar em segundo plano. 

Outra razão para o uso do óculos no inverno é o ângulo do sol, que se localiza a uma altura mais baixa no céu, provocando uma exposição mais direta aos raios UV que nos meses de verão. Os raios de sol atravessam as nuvens, mesmo em dias nublados, e colocam em risco a saúde dos nossos olhos. Os óculos protegem nossos olhos contra o envelhecimento prematuro, irritação, dor, vermelhidão e cataratas, que são reações comuns de quem se expõe ao sol sem a devida proteção. 

3 coisas em que os óculos de sol podem ajudar no inverno:

  • Produção dos raios UV

Os raios UV atingem negativamente as córneas e podem causar irritações e inflamações. Os óculos escuros oferecem proteção contra esses raios e protegem, também,  a pele sensível ao redor deles, evitando o aparecimento de rugas causado pela grande exposição ao sol.

  • Redução de dores de cabeça e fadiga ocular

Nossos olhos cansam diariamente pelo uso em excesso da luz, principalmente porque ficamos em exposição constante à computadores e celulares. Quando os olhos ficam expostos ao brilho em excesso, as pupilas não são capazes de contrair o suficiente para reduzir a exposição à luz de forma confortável, causando uma fadiga ainda maior. Os óculos de sol auxiliam na redução da exposição à luz de forma confortável, evitando dores de cabeça e fadigas oculares. 

  • Redução de brilho

Para quem dirige, os dias frios podem ser prejudiciais, pois as poças d’água, umidades e geadas podem ser confundidas facilmente pelo brilho que refletem. Optar por óculos escuros pode entregar a segurança e conforto necessários ao dirigir. Além disso, os óculos oferecem, também, um cuidado ao ar livre, já que impedem que nossos olhos sejam atingidos por poeiras e ventos, que causam algumas incomodações oculares. 

Para quem usa óculos de grau, é possível fazer o seu óculos de sol com a mesma graduação de lente que foi indicada pelo seu oftalmologista. Se você acha que os óculos escuros são estranhos no inverno, pode optar por óculos em tom degradê com lente mais clara. 

Compre um óculos de qualidade com proteção para raios UV, use e abuse deste acessório até mesmo no inverno!